O que é?

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um exame oferecido, anualmente, aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio.

Criado em 1998, o Enem tem como objetivo principal possibilitar que o estudante tenha uma referência para autoavaliação, a partir das competências e habilidades que embasam a filosofia do exame.

Dessa forma, o Enem não mede o grau de assimilação e memorização de informações, mas privilegia a construção do pensamento e o desenvolvimento da autonomia. Essas habilidades não se restringem, portanto, aos conhecimentos acadêmicos – elas permeiam os saberes da vida.


Por que participar?

Enem

O principal objetivo do Enem é oferecer ao estudante egresso do ensino médio a aferição do desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. Além disso, é também objetivo do Enem auxiliar o estudante a complementar seus estudos para participar de exames de acesso ao ensino superior.

Participar do Enem é criar a possibilidade de conquistar uma vaga em uma universidade, seja por meio de bolsa do ProUni, seja pela aprovação pela nota obtida no exame.

Atualmente, mais de 600 instituições já utilizam os resultados do Enem em seu processo seletivo. Cada instituição tem liberdade para utilizar o resultado no processo de seleção. Algumas lançam mão do resultado como complemento para seu próprio exame; outras já substituíram seu vestibular pelo resultado do Enem.

Enem


Compartilhe!