Matriz de Referência

Matriz

As provas do Enem são elaboradas a partir de uma Matriz de Referência, que leva em conta eixos cognitivos – comuns a todas as áreas de conhecimento –, além de competências – que pressupõem diferentes habilidades – e objetos de conhecimento específicos de cada área.

Os eixos cognitivos que embasam o exame são os seguintes:

  • Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica, e das línguas espanhola e inglesa.

  • Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

  • Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

  • Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

  • Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Para consultar a Matriz de Referência do Enem, clique aqui.

Para consultar o Guia do participante: A redação no Enem 2013, clique aqui.