Nossa Equipe

A equipe do FGV Ensino Médio é formada por professores altamente qualificados, motivados pela oportunidade de aproximar saber acadêmico e prática escolar. São profissionais interessados em disponibilizar conhecimento e experiência para contribuir para a educação do país. O objetivo é oferecer um material de qualidade, alinhado às necessidades de todos os envolvidos no ambiente escolar.

Marieta

Marieta de Moraes Ferreira

Área: História

Instituição: FGV e UFRJ

Possui doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1991), Pós-doutorado pela École des Hautes en Sciences Sociales (1997) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2011). Professora titular do Instituto de História da UFRJ. Foi coordenadora nacional do Mestrado Profissional em Ensino de História, de 2013 a 2017. Atualmente é também diretora executiva da Editora FGV, do Sistema de Bibliotecas FGV e coordenadora do programa FGV Ensino Médio. É coautora do livro Aprender História: reflexão e ensino, com Renato Franco (Editora do Brasil-FGV) e do livro didático para Ensino Médio História em Curso (Editora do Brasil, 2016).

Mary

Mary Kimiko G. Murashima

Área: Linguagens

Instituição: FGV

É doutora em Letras e mestre em Literatura Comparada pela PUC-Rio. Atualmente, é diretora de soluções educacionais da FGV e professora adjunta do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi diretora acadêmica de educação a distância da Whitney International University System. Atuou como gerente de produção acadêmica, coordenadora de pós-graduação e produção, e como instructional designer do FGV Online. Fez parte da banca de elaboração e correção de provas do exame vestibular da Uerj nas áreas de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, bem como de Língua Portuguesa Instrumental e Redação por vários anos. Atua, principalmente, nas seguintes áreas, em que possui artigos e livros publicados: EAD, Educação Corporativa, Produção Textual, Língua e Literatura Clássicas, e Filosofia.

Claudia

Cláudia de Cássia Capello

Área: Linguagens

Instituição: FGV e UERJ

É doutora em Literatura Comparada pela UFF, mestre em Literatura Portuguesa pela UFRJ e licenciada em Letras pela UERJ. É professora associada da UERJ, desde 1991. Foi professora do Colégio de São Bento, onde atuou no segundo segmento do ensino fundamental, e da Faculdade de São Bento, onde ministrou aulas de Língua Portuguesa e coordenou o curso de pós-graduação em Língua Portuguesa. Fez parte da banca de elaboração e correção de provas do exame vestibular da UERJ nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. É autora, juntamente com outros docentes, da coleção Entre linhas e pontos - tecendo literatura, língua e produção textual, livro didático para o Ensino Médio. Desde 2005 na FGV, coordena a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no programa Ensino Médio Digital. Atualmente, exerce a função de superintendente do programa de Certificação de Qualidade.

Eduardo

Eduardo Wagner

Área: Matemática

Instituição: FGV

Mestre em Matemática pelo IMPA. Engenheiro civil pela UFRJ. Professor do ensino médio e universitário. Professor dos cursos de capacitação de professores de ensino médio promovido pelo IMPA. Membro do Comitê Editorial da RPM (Revista do professor de Matemática). Membro do Comitê Executivo da Olimpíada Brasileira de Matemática. Autor de diversos livros dedicados ao professor de Matemática e ao treinamento para as Olimpíadas.

Mariana

Mariana Gonçalves Guglielmo

Área: História

Instituição: FGV Ensino Médio

Mariana é bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense, possuindo mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em História na mesma instituição. Foi professora no Ensino Básico nas redes privada e pública, assim como na Escola Superior de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas, onde também é pesquisadora. É coautora do livro didático para Ensino Médio História em Curso (Editora do Brasil, 2016).

Gabriela Esteves Visconti

Área: Sociologia

Instituição: FGV Ensino Médio

Gabriela é bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua como assistente editorial no programa FGV Ensino Médio.

Vinícius Ramalho Zanini

Área: Biologia

Instituição: Colégio de São Bento

É graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Pós-graduado (Lato Sensu) em Ensino de Ciências e Biologia pelo Curso de Especialização: Saberes e Práticas na Educação Básica - CESPEB pela UFRJ (2014). Mestrando no programa de mestrado profissional em Educação, Gestão e Difusão Científica (MPEGeD) do Instituto de Bioquímica Leopoldo de Meis da UFRJ. Atua como professor do Colégio de São Bento desde 2016. Foi professor substituto do Colégio de Aplicação da UFRJ (2014) e de outras escolas da rede privada. Além disso, tem experiência na organização de eventos de divulgação científica e na produção de material didático.

Rejane Cristina de Araujo Rodrigues

Área: Geografia

Instituição: CAp/UERJ e PUC-Rio

Possui graduação, mestrado e doutorado em Geografia pela UFRJ. Atua há mais de 27 anos no ensino básico sendo a maior parte destes no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, CAp/UERJ, onde leciona até os dias atuais no Ensino Fundamental e Médio. No ensino superior é especialista na área de formação de professores, ministrando, ao longo de mais de duas décadas, disciplinas da licenciatura em Geografia. Na PUC-Rio, é coordenadora no Programa de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID PUC-Rio), subprojeto de Geografia, e coordena o laboratório de Geografia e Ensino. Possui publicações variadas com alguns livros na área do ensino da Geografia.

Ana Paula de Barros Jorge

Área: Linguagens

Instituição: Colégio São Bento

Ana Paula possui trinta e dois anos de experiência na Educação Básica e quatorze anos de experiência no Ensino Superior, atuando em cursos voltados para a formação do professor. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Professora aposentada do Colégio Pedro II. Possui experiência em correção de redação e provas de Língua Portuguesa/Literaturas de concursos vestibulares, como também em participação como membro de bancas de Concursos Públicos e Processos Seletivos. Atualmente, é coordenadora de componente curricular - Língua Portuguesa - e Professora do Ensino Médio de Língua Portuguesa, Redação e Literaturas de Língua Portuguesa do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro ( desde 1987 ) e Professora de Português do Ensino Médio ( desde 2017 ).

Mauro Braga França

Área: Química

Instituição: Colégio Pedro II

É químico e licenciado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre e Doutor em Bioquímica pela mesma instituição. Desde 2007 é professor efetivo do Colégio Pedro II (campus Humaitá II), tendo lecionado ainda em diversos colégios e cursos de renome no Rio de Janeiro. Atualmente é também professor do Curso de Especialização em Ensino de Química do IQ-UFRJ, onde é um dos responsáveis pela disciplina “Desenvolvimento de Material Didático e Experimentação no Ensino de Química”. Além disso, atuou como docente na formação continuada de professores de química do estado do Rio de Janeiro, junto à Fundação Cecierj (2007-2015). Tem particular interesse na área de Ensino de Química, tendo como objeto de pesquisa a formação de professores, metodologias alternativas e experimentação.

Sandro Soares Fernandes

Área: Física

Instituição: Colégio Pedro II e rede particular

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Colégio Pedro II e da rede particular de ensino do Rio de Janeiro (Colégio Santo Agostinho, Colégio Palas e Centro Educacional da Lagoa). Supervisor do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), participa do grupo de pesquisa PROENFIS - UFRJ e atua como coordenador de olimpíadas científicas no Colégio Pedro II, Campus São Cristóvão III. Tem experiência na área de Ensino de Física, atuando principalmente com os seguintes temas: Ensino de Física, Atividades Investigativas e C-T-S (Ciência, Tecnologia e Sociedade).

Marcia Rodrigues Pereira

Área: Biologia

Instituição: Colégio Pedro II e CAp Uerj

É formada em Biologia, Licenciatura e Bacharelado em Ecologia pela UFRJ. É mestre em Bioquímica pelo, hoje, Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ, na área de concentração Educação, Difusão e Gestão em Biociências (1999-2001). Atua no ensino fundamental e médio nos Colégios Pedro II e CAp Uerj, onde, neste último, trabalha com a formação de professores de Ciências e Biologia. Atualmente, é coordenadora da área de Ciências da Natureza do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II.